Visite o Canal Estudando Linguas e Temas Diversos (Powered Leco) e assista nossas videoaulas




terça-feira, 24 de março de 2015

COMO RESPONDER TESTES OBJETIVOS (X)



Antes de fazer a prova você pode tomar água e café. Água é o elemento químico que facilita a comunicação dos neurônios. O café acelera a freqüência cerebral e é estimulante. Se você tomar café sem exagero é o ideal. No entanto, se exagerar no tomar o café preto, acelera demais a freqüência cerebral e há perda de assimilação. 

Para evitar motivos para perder a calma, na véspera vá ao local da prova. No dia da prova podem acontecer surpresas desagradáveis.
Lembre de um detalhe, resultado de pesquisas: somente 5% dos candidatos estudam a ponto de estarem bem preparados para a prova do concurso. Portanto, você só compete com 5% dos candidatos, se você estudar bastante.
Cuidado com as três primeiras perguntas. Muitas vezes as primeiras perguntas são as mais difíceis para, propositalmente, desequilibrar o candidato afoito. Aqueles que insistem em responder as perguntas mais difíceis primeiro podem perder muito tempo, desgastar demais, perder a calma e até colocar por terra todos os seus sonhos de passar no concurso. O sábio toma a sopa quente pelas bordas. Essas dicas foram fornecidas por uma pessoa que durante 20 anos elaborou provas de concurso público em São Paulo. Muitas pessoas conhecem, mas, não ensinam ou ensinam pela metade. Cabe a você decidir se deve ensinar a outros ou só guardar para si. A minha opção você sabe qual é: “É dando que se recebe!”  Vamos às dicas:

Suponhamos que a prova seja de 100 questões. Informo que tem, neste caso, 25 opções A, 25 B, 25 C, 25 D.
1-       ler atentamente a prova e responder somente as que vc tem absoluta certeza. Imaginemos que vc não tenha estudado muito e só sabe 35 perguntas das 100. Então vc acertou 35 e faltam 65 que tem dúvida ou nunca viu.
2-       Armadilhas: procure as armadilhas onde estão as palavras que aumentam ou diminuem o sentido das frases. As palavras são: tudo, nada, sempre, nunca, ninguém, todos, unicamente, somente, geralmente.
3-       Vamos supor que vc encontrou 20 armadilhas, respondeu as 20 mas só acertou a metade. Isso vale dizer que vc ainda não passou pq tinha acertado 35 e agora mais 10 = 45. Para “passar” vc precisa de, no mínimo 50. Então vc já respondeu 35 e agora + 20 -à totalizando 55 já respondidas ou “queimadas”. Faltam ainda 45 perguntas que vc não respondeu. Se usar o “chute”, matematicamente a possibilidade é próxima de zero. O que faço com as 45 perguntas que não sei?
4-       Pegue seu caderno de questões e escreva A=   B=    C=   D=      Conte quantas respostas A vc respondeu entre as 55 que vc já respondeu. Agora verifique quantas respostas B vc já respondeu entre as 55 já respondidas. E assim sucessivamente até a D.
5-       Suponhamos que vc tenha respondido 18 A, 12 B, 10 C, 15 D  (veja que totaliza 55)
6-       Agora, lembre-se que tem 25 perguntas cuja resposta é A.  Como vc respondeu 18 A, faltam na prova ainda, 07 alternativas A . Faltam também 13 alternativas B, faltam 15 alternativas C e faltam 10 alternativas D.
7-       Decisão final: jogar todas as 45 perguntas que não sei ou estou em dúvida, na letra C e, automaticamente, vou acertar 15. Então some: 35 que sei, mais 10 armadilhas que acertei, e mais 15 que chutei na C, totalizam 60. Passei e passei muito bem. Boa prova, professor(a).
Exemplo de uma armadilha:
Corpo da questão: Tenho uma caneta esferográfica normal, nova, funcionando normalmente. Quando escrevo com esta caneta numa folha de papel sulfite branca, a letra sai azul. PERGUNTA COM ARMADILHA: Sempre que eu escrever com esta caneta esferográfica normal, nova, que está funcionando normalmente, como me referi antes... Sempre que eu escrever com esta caneta referida, portanto, numa folha de papel sulfite branca, a letra vai sair azu?
Responda  (    )sim        (    )não.
Se você respondeu sim errou. Caiu na armadilha. Tudo ficou errado a partir do momento em que foi colocada a armadilha “sempre” que é muito tempo. Um dia a tinta acaba.
Um bom professor é aquele que se atualiza, é pontual e está sempre disposto a aprender.
Pergunta: Todos os professores que se atualizam, são pontuais e estão dispostos a aprender são bons educadores?
Você vê que a palavra todos, armadilha, deixa a frase errada.

Em outras palavras, todas as palavras que restringem muito, agridem, exageram, forçam, ríspidas, grosseiras, são armadilhas.
As palavras terminadas por mente também. Somente, exclusivamente, unicamente, totalmente, geralmente,   Cuidado com as palavras terminadas por mente. Estão lá para enganar você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário