1 – Leia
o texto rapidamente (uma “olhada” geral para tirar a ansiedade).
Cuidado para não começar a dar as respostas ou definir qual é a
pergunta. Essa reação rápida pode ser equivocada e induzir ao erro.
Apenas olhe
a prova rapidamente. Nuca diga: “não sei esta”, diga “esta eu vou
lembrar” ou “esta eu vou dar uma boa resposta”. Não é má ideia dizer, ao
final dessa primeira lida, que gostou da prova.
3 – Formule
as respostas lendo o enunciado de cada uma delas por vez. Ao ler o
enunciado, analise criticamente a questão a fim de procurar a resposta.
Se quiser, sublinhe as palavras-chave e anote ao lado da questão o que
você deve ou quer dizer.
4 – Se
há algum texto para interpretar, proceda assim: sempre faça uma
pré-leitura rápida (para aguçar a curiosidade do cérebro); leia todo o
texto com calma; só depois vá fazer as questões (assim você evita o
ping-pong entre o texto e as perguntas). Claro que se surgir uma dúvida
você pode e deve voltar ao texto, mas esta técnica diminui tal
intensidade.
No final da prova
(depois de responder às demais questões, isto é, no tempo que sobrou),
leia novamente o texto e repasse as respostas. Quase sempre você verá
algo novo e/ou poderá melhorar suas respostas.
Ao separar o tempo em provas de múltipla escolha, reserve um período, ao final, para marcar o cartão de respostas.
Em resumo: Leia a prova. Não rotule. Leia e descubra o que o examinador quer. Ele é o “dono da bola”.
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