Dicas
para você se preparar para provas de vestibular e concursos públicos
Saiba como maximizar sua participação em aulas,
fazer apontamentos, ler bem e depressa, redigir trabalhos escolares, enfrentar provas
de avaliação, exames vestibulares, provas de concursos públicos e muitos mais.
a) Regras básicas de estudo
1. Não deixe que você seja surpreendido pela
falta tempo para se preparar as suas provas de avaliação.
3. Dedique ao estudo das matérias mais de
cinco horas, em média, por semana.
4. Não deixe que prêmios ou castigos sirvam de
estímulos para você estudar ou fazer os seus deveres escolares.
5. Não se deixe desanimar facilmente perante
uma tarefa mais complexa.
6. Nunca perca o interesse pelas disciplinas
que não correspondem as suas motivações ou expectativas: sempre é possível
aprender algo de novo que pode ser útil no futuro.
7. Procure, sempre que possível a colaboração
e o convívio com seus colegas ou pessoas mais motivados e mais responsáveis.
8. Compareça às aulas sempre com o material de
trabalho indispensável para a leitura e anotações (livros, cadernos, etc.).
9. Preste sempre atenção ao professor, mesmo
quando ele não parece ser muito comunicativo.
10. Nunca deixe de fazer apontamentos das aulas
ou da matéria que você está estudando: eles ajudarão você a rememorar o
conteúdo estudado anteriormente.
11. Sempre seja participativo nas aulas,
expondo as suas dúvidas ou o seu ponto de vista sobre a matéria.
12. Mantenha, sempre, uma boa relação com o
professor e com os colegas.
13. Quando você ler manuais ou livros, sempre
faça anotações, esquemas ou resumos pessoais, a exemplo de Montaigne que fazia
um pequeno resumo na última página dos livros que lidos por ele.
14. Além daquilo solicitado pelo professor,
faça leituras e investigações por sua própria conta.
15. Procure saber como redigir e elaborar
corretamente os trabalhos escritos.
16. Preocupe-se mais em compreender do
que memorizar a matéria que você está estudando.
17. Procure fazer muitos testes e exames de avaliação
para verificar qual matéria você deve enfatizar ou priorizar nos seus estudos.
18. Reveja, atentamente, os tópicos
fundamentais da matéria da matéria estudada, antes de cada prova.
19. Tenha sempre o cuidado de apresentar seus
trabalhos sem erros gramaticais ou ortográficos, pesquisando a origem e a
correta solução correta de cada dificuldade.
20. Não atribua a responsabilidade pelos seus erros
e fracassos mais aos outros do que a si próprio.
b) Gestão do tempo
1. Estabeleça prioridades.
2. Dê a cada atividade da sua vida o tempo que
ela merece.
3. Aproveite as suas horas de maior disposição
física e intelectual para atacar o trabalho mais difícil.
4. Não prolongue demasiadamente os períodos de
esforço intelectual.
5. Faça pequenos intervalos de descanso (dez
minutos) no decorrer dos períodos de estudo.
6. Evite estudar duas disciplinas de conteúdos
semelhantes, uma após a outra.
7. Procure disponibilizar um cantinho de
estudo que seja calmo, arrumado e confortável.
8. Elabore um quadro de horário pessoal que
ajude você a estudar as matérias com regularidade.
9. Escolha ocupações extraescolares que
favoreçam a saúde, o convívio e o contato com o mundo do trabalho.
c) Atitude psicológica
1. Descubra motivos de interesse no trabalho
escolar utilizando a seu favor a força da motivação.
2. Pense no seu futuro e não estude apenas
pelo prazer de receber prêmios ou pelo medo de castigos imediatos.
3. Seja autoconfiante: valorize as suas
capacidades e não as suas limitações.
4. Enfrente as dificuldades com espírito
ganhador, acredite no seu sucesso.
5. Faça um curso de acordo com os seus
interesses e aptidões. Peça conselhos a outras pessoas para saber escolher bem.
6. Não se deixe vencer pelos momentos de
desânimo: seja persistente.
d) Aprendizagem e memória
Se você deseja conquistar uma boa memória e
combater o esquecimento, siga estas recomendações:
1. Tente compreender e não decorar:
pelo raciocínio você pode encontrar o que procura.
2. Descubra e fixe a ideia-base
das várias informações que deseja reter.
3. Nunca perca a visão do todo,
mesmo quando tenha que dividir a matéria em partes para estudar melhor.
4. Relacione a matéria nova com todos os conhecimentos
já adquiridos: ligue o novo ao antigo.
5. Faça muitos testes e exames de
avaliação para medir o seu nível de aprendizagem e orientar o estudo.
6. Faça revisões periódicas para
reavivar os conhecimentos.
e) Aulas
1. Seja assíduo e pontual.
2. Leve para a aula o material de trabalho
indispensável.
3. Prepare o tema da próxima aula.
4. Escute o professor, com atenção, até ao
fim.
5. Descubra as ideias principais de cada
lição.
6. Reflita criticamente sobre aquilo que você escutou.
7. Faça perguntas interessentes, concretas e relacionadas
ao assunto em discussão.
8. Participe nos debates organizados na aula.
9. Faça apontamentos: sempre registre tudo o
que possa contribuir para a sua compreensão do essencial.
10. Mantenha uma relação cordial e de
colaboração com o professor.
f) Trabalho em grupo
1. Junte-se a colegas motivados e
responsáveis.
2. Defina, com clareza e rigor, os objetivos
do trabalho.
3. Cumpra com lealdade as tarefas e
responsabilidades que lhe forem distribuídas.
4. Seja um líder democrático sempre que tiver
a chefia do grupo.
5. Estabeleça, com os seus companheiros, algumas
regras mínimas de funcionamento.
6. Mantenha boas relações com seus colegas e
professores.
7. Evite discussões e agressões: prefira o
diálogo para resolver os conflitos.
g). A leitura ativa
1. Procure conhecer a origem dos livros e seus
autores, para poder entendê-los com maior facilidade.
2. Dê uma olhada geral no texto, antes de
iniciar a leitura do livro em profundidade.
3. Consulte um dicionário sempre que você
tiver dúvida em relação ao significado de alguma palavra ou expressão.
4. Se você não deseja vender o livro depois da
leitura, sublinhe as passagens que você julgar mais importante e faça anotações
à margem dos textos, sinalizando assim o seu espírito crítico.
5. Elabore esquemas e resumos das suas
leituras: dê preferência a representações com imagens, gráficos e abuse das
cores.
6. Seja um leitor rápido, mas não apressado:
se necessário, refaça a leitura do ponto zero.
7. Observe que, muitas vezes, o primeiro ou o
último parágrafo de um capítulo ou tópico contém a ideia principal desenvolvida
no texto.
h) Trabalho escrito
1. Escolha os
temas, de acordo com a sua capacidade, as fontes de consulta e o tempo
disponível.
2. Defina com clareza
os objectivos do seu trabalho.
3. Procure
informações nas bibliotecas, mas não despreze outras fontes.
4. Arrume as
suas ideias essenciais, em esquema, antes de começar a redigir.
5. Não copie sem
citar. Seja honesto.
6. Transcreva
com fidelidade as ideias dos outros.
7. Identifique
rigorosamente as suas fontes de informação.
8. Cuide a
apresentação dos seus trabalhos.
9. Peça a
orientação do professor em todas as etapas do trabalho.
i) Expressão escrita
1. Prefira
palavras familiares. Não queira exibir palavras eruditas ou estrangeiras.
2. Poupe as
palavras supérfluas. Seja sóbrio e directo.
3. Construa
frases curtas.
4. Ligue as
várias frases, de forma coerente.
5. Use os sinais
de pontuação indispensáveis.
6. Evite os
erros ortográficos, sobretudo nas palavras mais vulgares.
7. Leia bons
autores e tome-os por modelos.
8. Conheça as
regras básicas da gramática.
9. Pratique a
escrita. Lembre-se que
10. Só se aprende
a escrever, escrevendo.
j)
Provas de avaliaçã(escritas ou orais)
Se você deseja
sair-se bem nas provas de avaliação siga estas recomendações:
1. Prepare-se
com tempo. Não guarde o estudo para a última hora.
2. Proceda a uma
cuidadosa revisão final da matéria, antes de cada prova.
3. Treine-se
para dar respostas. Imagine perguntas e resolva testes antigos.
4. Encare as
provas com autoconfiança.
5. Pense, antes
de responder. Procure sempre captar o sentido exacto da pergunta.
6. Responda, de
forma clara e segura. Evite falar daquilo que não domina bem.
7. Seja
original, mas não dê opiniões pessoais, se estas não lhe forem pedidas.
8. Assuma as
suas responsabilidades perante uma nota negativa ou um «chumbo».
9. Aproveite o
aviso das notas baixas para adoptar novos métodos de trabalho.
k)
Como tirar proveito da leitura de um livro didático
1. Consulte o
índice para ficar com uma ideia geral sobre os assuntos abordados.
2. Sublinhe
as ideias que lhe pareçam mais úteis para o trabalho escolar.
3. Faça
anotações à margem do texto. Escreva sinais de concordância, de agrado ou de
desagrado, definições de palavras, etc..
4. Compare os
métodos habituais de estudo com os métodos apresentados no livro.
5. Discuta o
conteúdo deste livro com outras pessoas interessadas no assunto.
6. Aproveite
todas as oportunidades para usar o conteúdo estudado: só se aprende bem aquilo
que se pratica.
J) BibliografiA recomendada
1.
Benet, Rafael e outros, Eficácia no Estudo,
Rio Tinto, Ed. Asa, 1990.
2.
Bühler, C., A Psicologia na Vida do Nosso
Tempo, 5.ª Edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1990.
3.
Campos, Bártolo Paiva, Psicologia do
Desenvolvimento e da Edusação de Jovens, vol. 1, Lisboa, Ed. Universidade
Aberta, 1990.
4.
Conquet, A.; Saber Escutar, Segredo de
Eficiência, Lisboa, Ed. Pórtico, s.d.
5.
Couchaere, M. J., La Lecture Active,
Paris, Chotard, 1985.
6.
Cunha, Celso e Cintra, Luis Filipe Lindley,
Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Ed. Sá da Costa, 1984.
7.
Dudley, G. A., Como Aprender Mais, S. Paulo,
Ed. Cultrix, 1989.
8.
Eco, Umberto, Como se Faz Uma Tese em Ciências Humanas,
4.ª Edição, Lisboa, Ed. Presença, 1988.
9.
Estrela, Edite e Pinto-Correia, João David,
Guia Essencial da Língua Portuguesa Para a Comunicação Social, Lisboa, Ed.
Notícias, 1990.
10. Fragata,
Júlio, Noções de Metodologia Para a Elaboração de um Trabalho Cientifico, 3.ª
Edição, Porto, Livraria Tavares Martins, 1980.
11. Kaye, B. e
Rogers, 1., O Trabalho em Grupo nas Escolas Secundárias, 2.ª Edição, Lisboa,
Livros Horizonte, 1981.
12. Kendler, H.,
Introdução à Psicologia, 1.° vol., 7.ª Edição, Lisboa, Fundação Calouste
Gulbenkian, 1989.
13. Lemaitre, P.
e Maquère, F., Saber Aprender, Mem Martins, Publicações Europa-América, 1989.
14. Maddox, H.,
Como Estudar, 6.ª Edição, Porto, Livraria Civilização Editora, 1988.
15. Minicucci,
A., Dinâmica de Grupo, S. Paulo, Atlas, 1977.
16. O'Meara, P. e
outros, Como Estudar Melhor, Lisboa, Ed. Presença, 1988.
17. Parreira,
Artur, Reuniões e Grupos de Trabalho — Estruturas e Processos, Lisboa, Plátano
Edições Técnicas, 1989.
18. Parreira,
Artur, O Processo de Liderança nos Grupos e Reuniões de Trabalho, Lisboa,
Plátano Edições Técnicas, 1990.
19. Parreira,
Manuel e Pinto, J. Manuel de Castro, Prontuário Ortográfico Moderno, Porto, Ed.
Asa, 1985.
20. Pinto-Correia,
João David, Introdução às Técnicas de Comunicação e de Expressão, Lisboa,
Livraria Novidades Pedagógicas, 1978.
21. Serafini, M.
Teresa, Como se Faz um Trabalho Escolar, Lisboa, Ed. Presença, 1986.
22. Torres,
Adelino, O Método no Estudo, 3.ª Edição, Lisboa, Ed. Escher, 1990 .
23. Estanqueiro,
António, Aprender a Estudar - Um Guia Para o Sucesso na Escola
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